Nosso corpo é o nosso templo, assim como a Terra.




Nós bruxas encaramos o corpo como algo sagrado e que deve ser cuidado. Porém, esse conceito de cuidado é totalmente relativo e não é rígido nem fixo, cada pessoa tem sua maneira de se auto-cuidar e de celebrar seu corpo físico. Para uma bruxa moderna, pode ser totalmente inconcebível fazer uma tatuagem, para outra essa é uma forma de expressão de sua sexualidade e identidade, celebração e até mesmo um ritual de passagem. O que não muda é a intenção de cuidar e amar o corpo, enxerga-lo como algo que é sagrado.
O corpo não é apenas o veículo da alma. Ele, assim como a alma é perfeito e cheio de poder.
Muitas vezes, simples atitudes como olhar-se no espelho e não gostar do que se vê podem refletir a maneira como cuidamos de nós, e inclusive a negligência ou todos os conceitos distorcidos de perfeição. Nossos hábitos alimentares e de saúde podem ajudar de maneira potente nesse cuidado com o corpo físico, que é uma dádiva da Deusa.
Nosso primeiro alimento veio de nossa mãe, e o ato de amamentar e alimentar é cheio de amor, um momento de criação de laços que permitirão o desenvolvimento de uma nova vida e novos aprendizados. Alimentar-se é também um ritual que envolve cuidados.
Outra coisa que pode dizer muito sobre nosso cuidado com o corpo é a forma de nos permitir viver, ter experiências e ter as coisas que desejamos! O corpo fala através das sensações e das emoções, e proporcionar a ele prazer é uma forma de cuidado. Permita-se ser feliz, sonhar alto, ter e desejar coisas boas!
A maneira como nos permitimos ter as coisas, viver a vida e como enxergamos nosso corpo é um grande indicativo não só da nossa auto-estima, amor-próprio, mas também do nosso cuidado com nosso corpo maravilhoso. Nossos potenciais estão latentes, só precisamos desperta-los, e isso vem com o amadurecimento natural da vida, de muito estudo, esforço e auto-conhecimento.
Por isso, nós bruxas modernas valorizamos a liberdade em todas as suas formas, o direito ao livre arbítrio, o direito livre ao conhecimento, o contato com a natureza...
A alimentação saudável é algo importante, mas não um dogma. Dogmas são leis rígidas e inquestionáveis ditadas por religiões, e nós bruxas não temos mestres pois acreditamos que todos e todas podem ser mestres. Alimentação saudável é importante pois precisamos refletir sobre o que colocamos dentro do nosso corpo, tanto material como energeticamente. Valorizamos o tratamento justo dos trabalhadores, dos seres vivos e da Terra, por isso é importante sabermos que a cura e a saúde vem também através dos alimentos, de seus meios de produção e recursos.
Se quisermos curar nosso corpo, precisamos curar também o corpo da Terra, e isso fazemos através de ações sustentáveis que podem ser muito simples, como redução do lixo que geramos e que consumimos, economia de recursos naturais e preservação, cuidado com a Natureza e cobrança às autoridades de leis e fiscalização ambientais mais rígidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Menina Moça

As faces da Deusa

Sobre Grimórios Antigos