Guardiões da Natureza



Cada local do mundo é guardado por espíritos protetores, conhecidos como espíritos ancestrais, elementais, curupiras, fadas...chamados de muitos nomes e citados em diversas culturas.  Cada praça, cada jardim, cada floresta, bosque, parque, cachoeira, praia, montanha, todos esses lugares são cuidados, vigiados e guardados.

Por isso, é muito importante respeitar os locais que visitamos, mas como podemos demonstrar esse respeito? Não jogando lixo, limpando, organizando, cuidando do local, agradecendo, deixando oferendas (não poluentes).

Sempre que eu passo por um lugar e aprecio algo como uma pedra, uma planta ou o que quer que seja, faço uma análise da situação: realmente preciso daquilo? Há seres vivos habitando esse objeto? Esse objeto participa da harmonia do local? Se eu decido levar embora, peço permissão, agradeço e deixo algo em troca.

Um exemplo prático é a cidade de Pompéia, que recebe milhares de turistas todos os meses. Alguns turistas gostam de pegar pedrinhas e levar de lembrança pra casa, mas isso ameaça a harmonia do ambiente pois de pedrinha em pedrinha, o sítio histórico vai sendo saqueado e esfacelado. Por isso, uma das instruções que os guias dão aos turistas é que é proibido levar pedras embora. Assim devemos ver os ambientes pelos quais passamos, como uma flor que perde sua beleza ao ser podada e levada para casa, pois mantém sua beleza quando ligada à planta.

Em alguns momentos, a sincronicidade de faz presente. Para quem não conhece a Teoria da Sincronicidade, ela foi criada pelo psicólogo Carl Jung, que era discípulo de Freud e que acabou indo para outra linha de pensamento, por isso inaugurou a Psicologia Analítica. De acordo com essa teoria, algumas coisas acontecem de determinada maneira, no momento certo e para a pessoa certa. Para Jung, o inconsciente da pessoa vai trabalhando para que a situação sincrônica possa acontecer, então ela é causada pela própria pessoa, mas de maneira inconsciente.

Eu acho que alguns objetos chegam a nós devido à sincronicidade, mas quando isso acontece nós apenas sabemos, temos insight, sentimos uma emoção muito intensa e simplesmente sentimos, de maneira impressionante, que aquilo é para nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Menina Moça

As faces da Deusa

Sobre Grimórios Antigos