Você sabe o que é um esbat?



Esbat ou Esbá é a comemoração da fase Cheia da Lua no calendário de celebração das bruxas.

Na bruxaria, a conexão com a Natureza é um dos pilares mais importantes pois é através dessa conexão que podemos manter um relacionamento com o Sagrado, com nossas forças interiores e inclusive com as forças externas, integrando-nos à teia de tudo o que existe. Somos feitos de poeira cósmica assim como tudo o que existe e isso já é um motivo para acreditarmos na sacralidade e numa interconexão sutil, em vários níveis, da Natureza.

Por isso, onde há natureza há bruxa e onde há bruxa há natureza. Ambas caminham e se cuidam juntas.

A celebração dos ciclos da natureza é divida entre festivais solares e telúricos (Sabás, Sabaths, Sabats) e festivais lunares. Os festivais solares e telúricos compreendem as estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno - sabás menores) e algumas comemorações mitológicas (sabás maiores - em honra a deuses e deusas como Brigid e Lugh, por exemplo, entre outros), já os festivais lunares compreendem as fases da lua (Lua Negra, Crescrente, Cheia e Minguante). Na Lua Cheia, a face Mãe da Deusa é celebrada, a luz da lua está em sua maior potência. Tudo relativo à fertilidade e à abundância é celebrado, feitiços e rituais com objetivos ligados a esses temas são propícios.

Na Bruxaria, fertilidade não tem um significado ligado apenas à gravidez, mas sim à qualquer tipo de gestação: de projetos, de conquistas financeiras e profissionais, de poder conceber qualquer coisa, e conceber é um processo que abrange semeadura, cuidado, tempo e nascimento. A mulher grávida e a Lua Cheia estão intimamente ligadas pois carregam o mesmo simbolismo de poder, de gestar uma "criança prometida", seja ela uma criança propriamente dita ou o objetivo mágico em si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Menina Moça

As faces da Deusa

Sobre Grimórios Antigos