Ervas, bruxas, espíritos da Natureza.
A Camomila é uma planta intimamente ligada à saúde da mulher e à sua espiritualidade. Essa erva é usada há milênios pelas sábias curandeiras e parteiras que passaram por esse mundo e transmitiram sua sabedoria e cura.
Hoje em dia, a sociedade onde vivemos tende a enxergar as bruxas, os espíritos da natureza e as ervas de maneira infantilizada, pueril, como "chazinho da vovó", mas a verdade é que na maior parte da história da humanidade as mulheres que curam e as ervas foram cruciais para a sobrevivência da nossa espécie, pois forneceram recursos importantes para prestar cuidados, conforto. A Natureza hoje é vista como mera fornecedora de recursos naturais e riquezas, sua sacralidade e significado óbvio como essencial para nossa existência foram banalizados e negados. Há grande tendência a racionalizar (dar explicações racionais e intelectuais) à exploração desenfreada.
A maneira de enxergar o mundo muda no decorrer da história. A cura, os tratamentos e as ervas nem sempre foram vistos como os vemos hoje. Nossa soaciedade atual é distanciada da natureza, dependente de tecnologias e do consumo, influenciada por revoluções iluministas que priorizaram a racionalidade, concepções filosóficas que influenciaram as religiões patriarcais, como a Teoria de Descartes, que dicotomiza (separa e disseca) as partes para explica-las e a visão de mundo de Platão, que priorizava o mundo ideal (invisível, espiritual) ao material (terreno, dos acontecimentos cotidianos).
Ridicularizar, diminuir, infantilizar algo não passa de estratégia política. Bruxas, espíritos da natureza, deuses, rituais sagrados e de passagem, curas naturais, todos foram alvos dessas estratégias cujo único objetivo era obtenção de poder e extermínio de determinadas culturas e saberes ameaçadores ao status quo.
Por isso, quando olhar para uma planta, saiba que você está olhando para uma antiga e poderosa ferramenta de poder e sabedoria, um ser conectados há milênios com a nossa espécie. Uma planta vem de uma linhagem de antigos seres de poder que podem ensinar curas, dissipar raiva, culpa, ódio, trazer ânimo, alegria, diminuir a dor, auxiliar no nascimento de uma criança ou mesmo trazer sonhos e mensagens de planos menos densos.
Comentários
Postar um comentário